4 dicas para lançar a sua primeira campanha de assessoria de imprensa

Você projetou e lançou um aplicativo para dispositivos móveis e está ganhando muito dinheiro. Você pratica medicina há anos e agora está pronto para abrir sua própria clínica. Você acabou de concluir uma rodada de financiamento e agora está pronto para levar seus esforços de marketing a outro nível.

Mas você está pronto para mergulhar no mundo da asessoria de imprensa? Você sabe que quer que o mundo esteja ciente de você e do seu produto, mensagem ou missão. Você está empolgado e acredita no que criou, mas tem todos os elementos necessários para lançar uma campanha de mídia de curto prazo ou contratar uma assessoria de imprensa para o longo prazo?

Antes mesmo de começar a pesquisar empresas especilizadas, pense primeiro sobre o significado da publicidade e o que você quer com isso. De acordo com o Business Dictionary, a publicidade é o “tipo de promoção que depende de um efeito de relações públicas e assessoria de imprensa de uma notícia veiculada, geralmente, pela mídia de massa. O principal objetivo da publicidade não é a promoção de vendas, mas a criação de uma imagem por meio de comentários editoriais ou de "fonte independente". Embora o publicista possa controlar o conteúdo da história, ele ou ela pode não ter nenhum controle sobre sua colocação ou interpretação pela mídia.”

Então, mesmo nesse mundo digital frenético, o trabalho da assessoria de imprensa é o mesmo de sempre - significa aumentar a conscientização, não vender diretamente nada. Quando funciona, o holofote estará em você, e você tem que estar pronto para isso.

Por isso, seguem algumas dicas a considerar antes de realizar a sua primeira campanha com uma empresa especializada em assessoria de imprensa:

 

1. Sua liderança de pensamento é o seu tom

Mesmo os empreendedores mais experientes e executivos ilustres têm problemas com isso. Muitas vezes, os fundadores estão relutantes em entrar no centro das atenções. Eles preferem atuar mais nos bastidores, mas isso prejudicará as chances de levar sua empresa à atenção da mídia que merece. Os consumidores querem ouvir diretamente das pessoas que lideram a organização e os fundadores por trás das startups emergentes - não uma mensagem sem rosto por trás de uma marca.

Trabalhe com sua agência de assessoria de imprensa para preparar de três a cinco tópicos sólidos com os quais você pode falar, cada um com uma manchete e não mais que uma frase ou duas descrevendo o tópico. O que está sendo falado na mídia e on-line que você pode emprestar sua experiência para? Muitas empresas de relações públicas usam análise avançada de inteligência artificial e ciência baseada em dados para monitorar conversas e tendências, mas uma pesquisa rápida de palavras-chave no Twitter também pode fornecer informações valiosas.

Ainda lutando para chegar a ideias? Pense nas lições que você aprendeu em sua jornada empreendedora. Você pode se surpreender com o impacto que as partes de sua própria história podem ter para seu público.

É essencial sair da sua cabeça e pensar em como e o que você está fazendo para ajudar ou de alguma forma beneficiar os outros. Não, necessariamente, como isso vai fazer você parecer uma estrela do rock. Uma boa pessoa de relações públicas empresta credibilidade a terceiros ao abordar escritores e editores, por isso não parece que você está apenas se gabando sobre como você é maravilhosa.

 

2. Forneça detalhes polidos de sua marca pessoal

Liderança de pensamento e marca pessoal andam de mãos dadas. Seu público, assim como a mídia, querem saber quem são os fundadores em um nível mais pessoal. Os seguidores de um CEO nas redes sociais estão rapidamente se tornando uma das primeiras coisas que parecem uma prova social. Certifique-se de que seu perfil esteja polido e pronto para uso:

- Crie uma biografia sucinta e interessante. Isso é extremamente importante para a assertividade em seus negócios. A assessoria de imprensa poderá prestar ajuda nesta formulação.

- Obtenha um headshot profissional de alta resolução. Sem selfies!

- Colete clipes publicados anteriormente relevantes para o que você está promovendo, onde você escreveu ou escreveu algo por conta própria.

- Possuir links para todas as mídias sociais, incluindo o número de seguidores. Escritores e editores querem saber que você é capaz de ajudar a compartilhar o artigo.

 

3. Veja o que pega

Agora que você já tem sua proposta e marca pessoal pronta, vamos ver o que fica.

Faça com que sua assessoria de imprensa desenvolva uma lista de mídia segmentada. Isso deve ser compilado dos próprios contatos das agências. Seus arremessos são mais propensos a serem apanhados pelo jornalista e escritores que estão escrevendo ou falando ativamente sobre um assunto específico.

“Teste os arremessos” e veja quais tem maior interesse. Não desanime se ninguém se interessar no começo. Sua assessoria de imprensa deve saber se os e-mails de campo foram pelo menos abertos, o que pode dar uma indicação de que você está no caminho certo. Continue nessa etapa até que fique claro que um ou dois passos específicos estão começando a gerar interesse.

 

4. Faça algum trabalho de perna. Pense como um jornalista

Agora que você realmente acertou seu “arremesso”, é hora de aperfeiçoá-lo para torná-lo ainda mais atraente. Procure dados e outras estatísticas que apoiam o seu discurso e o setor em que você atua - histórias semelhantes que apareçam e casos de uso relevantes. Os jornalistas vão gostar de você entregar tudo em uma "bandeja de prata", por assim dizer.

Dito isso, sempre tenha expectativas realistas antes de mergulhar com força total em uma campanha de relações públicas. Não espere conseguir, logo de cara, um espaço nos principais veículos de comunicação. Mas, sim, escolha uma empresa especilizada em assessoria de imprensa que se concentre em resultados sólidos.


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