Adeus, SEO? Trabalho de assessoria de imprensa ganha força no Google.

Lembra quando você procurava algo e se deparava com um site repleto de palavras sem sentido?

Os dias de SEO do “wild-west” agora são lembrados com uma risada e um revirar de olhos. Os sites nunca foram bonitos e muitas vezes cheios de lixo e vírus, mas sempre pareciam se destacar.

É por isso que o Google se esforçou para criar novas formas de as pessoas conseguirem o que desejam quando pesquisam. Seus engenheiros sabem que as pessoas não querem procurar por algo e receber um site pouco relacionado em troca. Eles querem material rico e autêntico, que os estimule e amplie seus mundos.

Como resultado, o Google lentamente fez do trabalho de assessoria de imprensa e o trato com as palavras bem colocadas, o foco da pesquisa on-line, e cabe a você capitalizar isso.

As velhas formas

Os dias dos “reis de SEO” estão pelo fim. Apesar de muitos deles terem conseguido, nos últimos anos, a última atualização do Google, o Panda 4.0, silenciosamente os hasteava. É tão intenso que muitos on-line choram pela morte de SEO e PR como uma indústria.

Mas os profissionais experientes de assessoria de imprensa e relações públicas sabem que mudar com o tempo faz parte do trabalho. As velhas formas não vão mais funcionar. Quando não funcionar mais em websites para divulgar palavras-chave, as empresas que se adaptarem sobreviverão.

Sua campanha dependeu fortemente de SEO? Espero que você também tenha se concentrado na escrita sólida, porque aqueles que souberam como fazer, logo serão os verdadeiros reis.

Novo SEO

Pode ser um pouco frustrante do ponto de vista de assessoria de imprensa, mas o Google está fazendo dos grandes escritores os verdadeiros heróis do novo mundo online. Mais do que nunca, o foco está no que é interessante - engraçado, estranho, aterrorizante ou edificante - em vez de um monte de palavras arbitrárias que não têm nada a ver com sua marca ou empresa.

O que torna sua história única e interessante? Se você está escrevendo um press release em sua nova linha de chapéus, pergunte-se por que as pessoas deveriam se importar. Você não pode mais se livrar de palavras complicadas no lançamento, esperando que as pessoas sejam levadas a perceber sua história. Você tem que escrever um ótimo press release sobre seus chapéus para que ele se espalhe pela web por conta própria.

Por exemplo, você pode se concentrar em quão forte é o material e como facilitar a vida dos clientes no inverno. Ou você pode mostrar como os chapéus são elegantes, mostrando todas as vezes em que foram apresentados no tapete vermelho.

Lembre-se de encontrar o que é realmente interessante sobre sua peça e pergunte a si mesmo se é realmente uma novidade ou apenas mais um entre tantos. Se você não fizer isso descobrirá, brevemente, que o release enviado à imprensa não terá o mesmo impacto que poderia alcançar.

É assim que o Panda 4.0 irá, eventualmente, melhorar a assessoria de imprensa no meio online. A Optima Comunicação Estratégica já está integrada ao mercado, apresentando idéias sólidas, ao invés de recorrer a antigos conceitos. A mudança no mundo online é natural e faz parte do negócio. Agora, adaptar-se ao “novo mundo online” caberá aos fortes e entendedores de um novo desenvolvimentos de ideias.

Peça seu orçamento Solicitar Orçamento