O que é Comunicação Corporativa ?

Por Grupo Comunique-se

 

Comunicação corporativa pode ser definida como um conjunto de atividades que envolvem o gerenciamento e integração de todas as comunicações, internas e externas, dentro de uma empresa, e que cria pontos de vista favoráveis ​​entre as pessoas das quais a empresa depende.

No geral, são as mensagens que uma organização corporativa, agência ou instituto emitem para seus públicos-alvos, podendo ser funcionários, assessores, jornalistas, parceiros ou qualquer indivíduo em geral. As empresas têm como objetivo realizar uma comunicação e transmitir a mesma mensagem para todas as partes interessadas, transmitindo conhecimento, credibilidade, ética e conteúdo agregador.

Por que a Comunicação Corporativa é importante?

A comunicação corporativa é fundamental para todas as empresas que têm visão de crescimento e querem realizar uma comunicação corporativa eficiente. Veja alguns motivos pelos quais você deve investir e dar uma atenção especial para sua comunicação:

 

Marca corporativa:

A marca é a imagem e principal elemento de uma empresa, pois define quem ela é, seus produtos, sua mensagem e seu compromisso com o público. É importante ter uma comunicação estruturada porque é por meio dela que sua marca será definida na mídia e como será vista por empresas concorrentes. Uma das funções da comunicação corporativa é criar uma reputação positiva e respeitada tanto dentro da empresa quanto externamente, com os concorrentes e o público em geral.

Identidade corporativa e identidade organizacional:

Identidade corporativa refere-se à singularidade da organização, ou seja, à imagem da empresa, tanto externamente quanto internamente. A identidade organizacional, por sua vez, refere-se às características que compõem a empresa, como funcionários, compradores e investidores e que acreditam ser um ponto central e distintivo. São comunicações fundamentais para que os funcionários se sintam integrantes da função dentro da empresa.

Responsabilidade Corporativa:

A responsabilidade corporativa refere-se ao respeito de uma corporação pelos interesses gerais de públicos ou sociedades. Essa parte da comunicação corporativa faz com que a empresa olhe para além de suas tradições e se adapte às implicações sociais, sempre atenta ao mercado.

Reputação Corporativa:

A reputação de uma corporação significa alavancar ainda mais o negócio ou afundá-lo. As reputações não são apenas definidas pelo público em geral, mas pelas partes interessadas e investidores da corporação. Deve ser planejado nas empresas a garantia de que a corporação tenha a chance de continuar em crescimento e ter um futuro próspero.

Comunicações de crise:

As comunicações de crise podem ser referidas como um desafio público à reputação e imagem da corporação. Desafios como esses podem vir sob a forma de alegações criminais, ataques ou investigações da mídia e violações de certos regulamentos relacionados ao meio ambiente.

 


Peça seu orçamento Solicitar Orçamento
Newsletter