Assessoria de Imprensa ou Ass. de Comunicação?

Por Grupo Comunique-se

 

Assessoria de imprensa e assessoria de comunicação — Ascom — apesar de seres dois termos bem semelhantes, têm atividades diferentes dentro de agências e organizações e, constantemente, geram dúvidas para muitas pessoas da área.

A assessoria de imprensa administra a divulgação de informação entre um cliente, produto, empresa e o público. Na prática, é possível que a diferença nem seja tão perceptível. Mas é importante ressaltar que ambas desenvolvem um papel fundamental, que vai além de apenas cuidar da imagem do cliente ou produto específico. Vamos ver então algumas diferenças:

Assessoria de imprensa:

A assessoria de imprensa é formada por jornalistas, cujo objetivo está em lidar com o processo da informações, mantendo contato direto com repórteres e veículos de comunicação em geral — rádio, televisão, impresso —, além de estar por dentro de atividades, eventos, projetos, elaborar releases e sugerir pautas que podem servir de notícia para a mídia.

O papel do assessor é amplo e fundamental para toda a organização, uma vez que também dão orientações valiosas sobre como os executivos e funcionários devem se relacionar com a mídia. Como a função principal é a divulgação, precisam estar com o mailing atualizado.

 

Assessoria de comunicação:

Diferentemente da imprensa, a assessoria de comunicação é representada por profissionais de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e jornalistas. Pelo fato de a equipe ser mais robusta, entende-se que o trabalho seja mais complexo também.

Além de conhecerem detalhadamente sobre o produto ou cliente, devem realizar funções da assessoria de imprensa tradicional e saber quais são os pontos positivos e negativos da empresa. Com os dados e resultados, devem ainda apresentar alguma ideia de solução.

A assessoria de comunicação precisa ser o facilitador de relacionamento entre a empresa e a mídia, por meio da divulgação dos acontecimentos. De acordo com a jornalista Clarice Pereira, especialista em Marketing pela ESPM, um trabalho de comunicação bem feito zela pela imagem institucional, além de outros benefícios.

“Os benefícios advindos desse relacionamento valem o esforço, com maior aceitação de suas atividades. Até mesmo o trabalho dos colaboradores dessas organizações melhora, pois a comunicação tem a capacidade de mudar cenários até então imutáveis. Serve como ferramenta para a conquista de credibilidade junto ao seu público-alvo e possibilita o contato com formadores de opinião”, afirma Clarisse em entrevista ao site administradores.com.

 


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