Comunicação interna: Conheça 10 ferramentas úteis

Por Grupo Comunique-se

 

A comunicação interna nada mais é do que um conjunto de ações cujo objetivo é transmitir com facilidade mensagens relevantes dentro de uma organização. Ela passa a ser fundamental uma vez que consegue engajar a equipe de colaboradores e alinhar os discursos dentro da empresa.

Nas palavras da especialista em comunicação organizacional Margarida Kunsch, “Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e é necessário para seu desenvolvimento.”

De acordo com a Associação Brasileira de Comunicação Empresarial, a equipe de Recursos Humanos é a responsável por fazer a comunicação interna em 63,2% das empresas. Mas qual a melhor maneira de estabelecer essa comunicação?

 

Vamos ver abaixo algumas ferramentas importantes e que podem funcionar para a sua empresa:

1. Intranet

A intranet tem acesso permitido apenas aos funcionários. Por meio dela é possível divulgar todas as novidades da empresa, como fornecer informações, treinamentos, divulgar produtos, além de ajudar no crescimento do colaborador. Com a intranet, todos os funcionários têm uma comunicação padronizada, de fácil acesso e alcance de todos.

2. Rede Social Corporativa

Apesar de ser mais recente no mercado, a Rede Social Corporativa (RSC) pode funcionar perfeitamente para sua empresa ou agência, pela similaridade operacional com redes sociais tradicionais. Podemos considerá-la como uma intranet mais avançada. Além de engajar mais os funcionários, é de baixo custo e uma plataforma de nuvem (SaaS), onde todos podem participar.

3. Mural

O mural é importante na hora de deixar lembretes e fazer convites. O mural só irá funcionar se estiver bem visível para todos os funcionários. Portanto, é essencial que fique localizado em um ambiente de sua empresa por onde todos passam.

4. TV Corporativa

Podemos dizer que é um mural mais tecnológico. Também precisa estar num ambiente onde todos possam ver as informações contidas neste canal fantástico. Se possível, o ideal é que esteja espalhada em diversos locais da empresa para que todos os setores possam ver. Algumas dicas úteis de Tv corporativa ou como se preferir, mural digital.

  • Todos precisam entender a mensagem. Por isso, utilize textos curtos ou imagens.
  • Sua função é atrair a atenção dos funcionários. Deste modo, é essencial que tenha um visual bonito e atraente.
  • Assim como qualquer informação, precisa estar sempre atualizada.
  • Pode transmitir notícias que são relevantes para todos, não se esquecendo que o foco maior está na própria empresa.

O investimento pode ser até maior, mas a TV corporativa compensa e é muito eficaz para aquelas empresas que buscam um apelo visual, dando um outro olhar para o funcionário.

5. E-mail

Apesar de soar como algo antigo, o e-mail ainda tem muito efeito. Como ferramenta de comunicação interna funciona bem, já que os funcionários estão antenados em suas caixas eletrônicas. É útil para informar imprevistos, novidades e agendar reuniões.

6. Newsletter

Quando falamos de comunicação interna, é preciso inovar, utilizando novos formatos, canais e ferramentas. A comunicação também carrega consigo aprendizado. A newsletter pode ser impressa ou digital, dependendo do perfil da sua empresa, orçamento entre outras questões. Nela, está contida um resumo de informações e notícias úteis para os funcionários. Pode ser adotada com um ritual — com datas específicas — assim os colaboradores saberão que em tal dia chegará a newsletter.

7. Manual do colaborador

O manual do colaborador é uma maneira interessante e inteligente que funciona para novos funcionários. Contém detalhes sobre os benefícios oferecido pela empresa, bem como funcionamento e práticas adotadas. Podemos resumir como um guia rápido para quem acabou de ser contratado.

8. Caixa de sugestões

Numa empresa, existem pessoas com diversas características diferentes. Algumas mais abertas e dispostas a falar, outras nem tanto. A caixa de sugestões é ideal para aqueles colaboradores que têm ideias e excelentes sugestões, mas ao mesmo tempo têm receio ou vergonha de falar abertamente com o chefe ou líder de um setor. É possível escrever em anonimato e traz um resultado eficaz.

9. Reuniões

Embora a tecnologia tenha chegado para facilitar a vida de todos, ainda existem assuntos e ocasiões especiais que não há nada melhor do que um bate papo presencial. As empresas não podem dispensar esse tipo de canal, pois ajuda os funcionários a tirarem dúvidas importantes que muitas vezes pela internet geram ruídos na comunicação. Para alinhar os planejamentos da equipe e estabelecer metas é fundamental.

10. Videoconferência

Ela funciona semelhante às reuniões. Contudo, nem sempre os gestores e líderes estão no mesmo ambiente para conversar de assuntos importantes pessoalmente. Se a urgência for grande, uma chamada por vídeo pode resolver a situação. Além de ser útil, não atrasará nenhum processo. Portanto, se a ausência de pessoas é rotina na empresa devido a reuniões externas ou existência de outras filiais, investir em videoconferência é uma alternativa que funciona.

 


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