Por que você precisa da assessoria de imprensa?

O premiado consultor de marketing e relações públicas e que, atualmente, executa a função de consultor de vendas da marca automobilística Mercedez Benz, Alfred J. Lautenslager, falou sobre a importância da assessoria de imprensa como ferramenta de impulsão de negócios.

De acordo com Lautenslager , assessoria de imprensa avalia as atitudes do público, identifica as políticas e procedimentos de um indivíduo ou organização com o interesse público e planeja e executa um programa de ação para ganhar a compreensão e aceitação do público.

Embora a parte pública implique a inclusão de coisas como assuntos públicos, relações com a comunidade, relações com investidores, coletivas de imprensa públicas, eventos de mídia, comunicações internas e comunicações de crise, também envolve muitas atividades não públicas nos bastidores. Pode envolver simplesmente a redação de um comunicado à imprensa, mas também pode envolver a coordenação de contatos com a mídia para um evento ou conferência, lobby para veiculação de artigos e coisas do gênero.

“Às vezes, a assessoria é um esforço para influenciar o público. Isso é especialmente verdadeiro para grupos de ação política, associações e outros grupos. Às vezes, é a relação com a comunidade. Basta olhar ao redor para ver quantas empresas e organizações têm uma iniciativa de assuntos comunitários ou uma pessoa responsável com um título relacionado. Em empresas maiores de capital aberto, essa pessoa às vezes é o diretor de relações com investidores, que são uma entidade pública, portanto, neste caso, a assessoria é adequada”, explica o consultor, antes de enaltecer a principal função de um profissional de assessoria de imprensa. “O que o público quer ouvir é uma boa história. Um bom assessor é um contador de história. Quanto mais envolvente, melhor será a aceitação do público e também da assessoria”.

A importância do setor de comunicação está mudando, de acordo com The Fall of Advertising e The Rise of PR (HarperBusiness)”. Os estrategistas de marketing americanos Alfred J. Lautenslager e Laura Ries argumentam que a assessoria de imprensa é a maneira mais eficaz de construir uma marca. Marcas conhecidas como The Body Shop, PlayStation e Harry Potter gastam pouco em publicidade de marca. Os empresários tornam-se conhecidos em seus respectivos campos de concentração muitas vezes por meio da assessoria e dos meios associados gerados.

A assessoria de imprensa é a comunicação de várias maneiras com seu público-alvo. Você pode estar se comunicando sobre um novo produto, espalhando notícias sobre sua empresa ou fazendo um grande anúncio. Você quer se comunicar publicamente, mas as únicas pessoas com quem você se preocupa são clientes em potencial, clientes ou investidores, no caso de uma parceria ou de uma empresa de capital aberto. Uma exceção pode ser a comunicação a um grupo que você está tentando influenciar para o melhor interesse de sua empresa e do mercado-alvo. Um exemplo disso é o lobby do governo.

O objetivo é passar a palavra sobre você, sua empresa, seus produtos e serviços para aqueles que poderiam comprar de você. A assessoria é uma parte do marketing e possui eficácia quando está na frente de seu mercado-alvo.


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