Três etapas para cultivar uma marca de sucesso

Engana-se quem pensa que se mensura o sucesso de uma marca por suas vendas, ela é consequência. Se planeja a consolidação da empresa, sua missão é buscar a lealdade dos clientes.

Branding - ou gestão de marca - é um termo muito usual nas rodas de negócios, mas pouco compreendido. Seu objetivo é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes que façam com que o público escolha por seus produtos em detrimento de outros.

Os especialistas listam três pontos cruciais para que essa conexão ocorra:

Encontre seu propósito

Uma empresa sem propósito pode gerar vendas mas nunca conquistará seguidores. É preciso deixar claro desde o início qual o intuito da sua marca. Por que ela existe, o que a difere das demais, qual o impacto ela causa?

Para isso, a auditoria de marketing é fundamental. Com ela é possível definir o plano a curto, médio e longo prazo a fim de corresponder aos objetivos da organização. Finalizado esse processo, começa-se o treinamento de equipe, a produção de identidade visual, conteúdo de mídia social, pontos de contato com o cliente e campanhas de e-mail.

A capacidade de refletir de forma consistente o seu propósito em todas as áreas do seu negócio é o que começa a construir esse sentimento de conexão nos corações do seu cliente.

Desenvolva ações para o seu público

Um dos fatores determinantes para uma marca de sucesso é saber qual é o seu público alvo.

Cada empresa deve dedicar tempo ao "discernimento básico". O primeiro passo é encontrar a característica comum de sua base, seja faixa etária, estilo de vida, gênero, preferências de moda, estado de saúde, localidade etc. Então você precisa começar a construir a imagem de sua marca em torno dessas descobertas. Por exemplo, um tema de marketing totalmente preto pode funcionar para uma marca masculina, mas pode falhar miseravelmente para uma linha voltada para mulheres.

Seja visto onde mais importa                                        

Sua marca tem uma personalidade que se distingue por aquilo com que você se associa, onde aparece, o que diz e como o diz.  Aparecer nas plataformas certas, onde você tem certeza que encontra sua base de clientes, também é fundamental. Por exemplo, uma marca que atende meninas adolescentes precisa levar o TikTok mais a sério do que a maioria. Assim sua empresa garante que será vista onde mais importa.

Quando você aparece, deve comercializar com eficiência, mas, além disso, deve encontrar todas as maneiras possíveis de se identificar com sua base de clientes e construir a química que eles compartilham com sua marca. Muitas vezes, isso pode significar oferecer valor não relacionado ao marketing para sua base de clientes e identificar-se com seus sentimentos.

Uma presença ativa em todas as plataformas relevantes é uma parte necessária de sua estratégia de assessoria de imprensa. Não apenas permite que você se identifique mais com sua base, mas também ajuda a monitorar a conversa para saber como os clientes se sentem. Dessa forma, você sempre pode dinamizar seu negócio para garantir que seu propósito seja cumprido.

Marketing, vendas, equipe, produtos e serviços podem formar a infraestrutura necessária para administrar seu negócio de forma lucrativa, mas dominar a arte de criar uma marca eficaz é o ingrediente necessário para se manter perpetuamente lucrativo.

A Optima Comunicação Estratégica, por meio da produção de conteúdo, é a empresa ideal para alinhar processos de comunicação, que visam maior visualização, engajamento, credibilidade da marca, visando alcançar novos clientes e parceiros e estruturar as informações corporativas entre os gestores e colaboradores.

 


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