O que realmente é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica de comunicação ligada ao marketing que enfatiza a criação e entrega de conteúdo úteis e valiosos para atrair, reter e converter um público alvo.

Em outras palavras, é fornecer conteúdo útil que agreguem valor a sua marca e que possa fazer ser lembrada de forma positiva. Veja alguns exemplos:

  • A marca de fitness que cria uma comunidade e incentiva seus assinantes a compartilhar conhecimento.
  • A varejista de artigos de decoração que distribui uma revista mensal sobre minimalismo e boas práticas de limpeza.
  • A agência de viagens que usa um site interativo emocionante para sugerir as experiências que oferece.
  • O site de suplemento de saúde que publica um blog com receitas veganas.

Percebe que não é apenas falar qualquer assunto da marca, embora esse assunto não deixa de ser um conteúdo? No marketing de conteúdo, todos os esforços servem, inclusive, para posicionar você ou sua marca como uma referência em seu setor. Mas o interesse do público estará sempre em primeiro lugar.

Veja se você está fazendo realmente marketing de conteúdo:

Você está fazendo marketing de conteúdo (e não apenas criação de conteúdo ou marketing digital) se o seu conteúdo:

  • Coloca seu público em primeiro lugar. Concentre-se no cliente, não na empresa. Você está entregando conteúdo útil e valioso e permitindo que o cliente decida quando confiar em você o suficiente para comprar de você.
  • Raramente, ou nunca, promove ativamente sua marca de forma direta. CTAs são ótimos, mas você não está tentando empurrar seus leitores para suas soluções.
  • Atrai leitores para o seu território. Você está construindo autoridade ao fornecer aos leitores um destino ao qual eles podem continuar voltando.
  • É publicado de forma consistente e contínua. Você está construindo confiança ao provar que é um especialista no assunto ao longo do tempo, em vez de publicar artigos pontuais.
  • Usa métricas para medir e otimizar. Você pode identificar o que está tendo um bom desempenho e onde você precisa melhorar com base nos dados.

 

Experiência que melhora a vida de seus leitores

Já sabe, então, a diferença entre conteúdo e marketing de conteúdo? O marketing de conteúdo envolve muito mais do que apenas a criação de conteúdo. Na verdade, a ênfase não é na criação de conteúdo, mas na criação de uma experiência que melhore a vida de seus leitores. Se você está colocando seus leitores em primeiro lugar, abordando os pontos fracos e produzindo conteúdo de qualidade excepcional de forma consistente, então você fará crescer sua marca enquanto cultiva autoridade e confiança. Isso é marketing de conteúdo.

Gostou? Precisa desenvolver marketing de conteúdo para sua empresa? Então fale conosco hoje mesmo!

 


Peça seu orçamento Solicitar Orçamento
Newsletter