A importância da comunicação durante a pandemia

Neste período de pandemia ficou claro que as táticas tradicionais de vendas e marketing precisavam ser reinventadas. Ao mesmo tempo, a necessidade de uma comunicação contínua e clara a todos os stakeholders nunca foi tão essencial. Aquele que se retraiu no auge da pandemia, em muitos casos não conseguiu sobreviver à crise que assolou o mundo todo. Neste ponto, a Assessoria de Imprensa e o trabalho de geração de conteúdo foi primordial para muitos mostrarem suas ações, agregarem valor aos seus serviços e, consequentemente, manterem-se firmes num panorama bastante conflituoso.

Aqui na Optima Comunicação Estratégica cuidamos da imagem de clientes em diversos segmentos, como hotelaria, shoppings centers, transporte, saúde, construção civil, marítimo, entre tantos outros serviços. Todos foram afetados pela crise econômica, mas souberam se destacar com ações diferenciadas, novos negócios e posicionamento de gerador de informação em um momento em que o mais se precisava era isso: INFORMAÇÃO.

Não foi à toa que eles estiveram presentes na mídia quase todos os dias como fontes para reportagens que precisavam desde uma explicação sobre como o coronavírus afetava o sistema respiratório e circulatório, até como deve acontecer a desinfecção de um ambiente ou mesmo como o transporte de tripulantes de navios precisou se adaptar para o novo momento. Os hotéis e shoppings, que tiveram suas atividades paradas e precisaram criar uma série de novos processos, também não pararam sua divulgação. Pelo contrário! Pensaram em novos serviços e contaram aos seus clientes o que estavam trazendo de novidades.

E nós estávamos lá, lado a lado, participando ativamente desse período com cada um deles. O que foi uma atividade extremamente gratificante a toda nossa equipe, podendo prestar um serviço de qualidade e ser útil a todos os nossos clientes e também à imprensa, que nos pede diariamente fontes para suas matérias, em uma época tão importante.

Por isso, separamos abaixo algumas dicas que qualquer proprietário de pequena ou grande empresa pode implementar para ajudar melhorar a reputação de sua marca e gerar negócios. Afinal, esse é nosso objetivo: valorizar sua marca, agregando valor a ela e, consequente, incremento de vendas. Confira abaixo:

 

Forneça valor ao público

Fornecer algo valioso para o seu público é a primeira maneira de ajudar as pessoas simultaneamente enquanto promove seus serviços. Crie um minicurso, divulgue um convite para entrar em contato com você para obter ajuda ou mesmo pense em uma ação social, tão importante no atual momento. São táticas que custam pouco, mas que fornecem muito valor para aqueles que precisam de ajuda, ao mesmo tempo em que você consegue mostrar sua expertise ou aptidão em alguma área. E mais: tudo isso pode virar notícia e reverberar ainda mais sua marca.

Resolva problemas

Que problemas estão impedindo seus negócios e atração de mais clientes? Se você for um corretor de imóveis, por exemplo, mostrar casas aos clientes pode não ser uma opção durante uma pandemia, mas ajudar os clientes a encontrar financiamento bancário, um advogado para orientá-lo e até mesmo uma empresa de mudanças pode ser uma prestação de serviço que com certeza será lembrada posteriormente. Já se você é um empreendedor, pode começar pensando em soluções novas a sua empresa, como um novo produto ou serviço, desenvolver um novo site para uma comunicação mais eficiente, uma reformulação da marca ou a contratação de uma Assessoria de Comunicação & Marketing para ajudá-lo no posicionamento de sua marca no mercado.

Forneça informações a seus clientes

Este é o momento do digital e em que as pessoas precisam de informações confiáveis. Se você detém um bom conhecimento em sua área de atuação, você pode virar uma referência na área com o lançamento de um boletim informativo, um blog, podcast ou mesmo simplesmente com a criação de uma série de publicações inteligentes nas redes sociais. E conte conosco para te ajudar nesse processo, porque essa é a nossa especialidade! ;)

E lembre-se: em tempos de crise, tudo gira em torno da conexão humana e do significado do transacional. Comunicação e Marketing é uma função importante, mas deve ser autêntica para funcionar. Enquanto muitas empresas e empresários aguardam o telefone tocar, uma assessoria de imprensa pode se envolver de forma proativa com os jornalistas, garantir uma cobertura positiva e influente da mídia para você e sua empresa e, ainda, desenvolver a criação de uma série de conteúdos. Você precisará garantir que isso seja feito para sobreviver!

 

 


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